Avaliação explicada (Valuation)

Definição da Investopedia: Avaliação de empresas é o processo de determinar o valor econômico de uma empresa ou um negócio. Pode ser utilizado para determinar o valor justo de um negócio por diferentes razões: valor para venda, estabelecer participações societárias, processos de divisão, de fusão, de divórcio etc. Frequentemente, proprietários de empresas recorrem a profissionais de avaliação para obter um valor objetivo de seu negócio.
Os profissionais da Sunbelt são plenamente habilitados e capacitados para realizar Avaliações de Empresas (e estimativas) aos clientes que necessitam de uma avaliação profissional por estarem em algum processo descrito acima ou simplesmente para determinar de forma independente o valor do negócio. A Sunbelt é membro atuante  e lidera diversas organizações cuja finalidade é padronizar e aprimorar os processos de avaliação. Um profissional da Sunbelt  aconselha sobre os diferentes tipos de avaliação, identifica a real necessidade de se realizar a avaliação e o seu custo, se houver.

O que determina o Valor?

Há inúmeros fatores que o avaliador considera ao determinar o valor de uma empresa. Fluxo de caixa e risco são dois dos mais importantes a serem considerados. Um comprador / investidor normalmente adquire um negócio para obter renda futura. Fluxo de Caixa pode ser expressado de diferentes formas: Fluxo de caixa livre, EBIT, EBITDA e Lucros Excedentes. Em negócios de menor porte, os dois últimos são muito utilizados para definir o valor de venda.
Simplificando, quanto mais alto o fluxo de caixa, maior será o valor que um comprador estará disposto a pagar. Todo fluxo de caixa vem com certo grau de risco. Pode haver risco: na relação com representantes ou distribuidores, na concentração excessiva de receita em um ou dois clientes, nas condições macro econômicas, nas variações cambiais, nas forças competitivas, nos empregados chave, nas relações trabalhistas, nos eventos ambientais etc. Uma avaliação bem conduzida traduz a análise destes riscos e os quantifica na forma de taxas de desconto.

E o goodwill?

Métodos de Avaliação

O godwill é conhecido também como intangível ou fundo de comércio. Não é um número aleatório. Ele é calculado subtraindo do valor total o valor dos ativos reais (imobilizado, ativo fixo). O resultado desta diferença é considerado como goodwill. Proprietários que estão vendendo seus negócios frequentemente super estimam o valor do goodwill (marca, tecnologia etc) e julgam equivocadamente que deve ser adicionado ao valor do negócio. Contudo, não deve ser somado, exceto em casos muito específicos quando melhoram o fluxo de caixa.
Embora existam muitas dezenas de métodos de avaliação, os mais comumente aplicados são os que utilizamos em nossas avaliações:

  1. Ativos + SDE
  2. Múltiplo de SDE
  3. Múltiplo de EBITDA
  4. Múltiplo de EBIT
  5. Receita Econômica Capitalizada
  6. Fluxo de Caixa Descontado (DCF)
  7. Regra de Percentual Setorial
  8. Regra de Múltiplo Setorial
  9. Dados Direto de Mercado
  10. Métodos de Diretrizes
  11. Acúmulo de Ativos / Custo para Criar
  12. Método de Lucros Excedentes Capitalizados